Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

WEBQUEST - MÓDULO 5

INTRODUÇÃO

SISTEMAS ECONÔMICOS




Um sistema económico é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.

O sistema económico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. (Fonte: wikipédia)

Existem dois sistemas econômicos no Mundo, Capitalismo e Socialismo. Eles foram responsáveis pelo surgimento e organização dos espaços e territórios de hoje. O primeiro ainda hoje encontra-se em estágio de desenvolvimento, passando por fases distintas e de amadurecimento ao longo dos anos. O Socialismo teve seu auge durante a guerra fria e sofreu uma forte queda após o final da União Soviética.



TAREFAS:

- Com base nos estudos sobre os Sistemas econômicos, vamos aos estudos:

1- Passo:

- Pesquisar sobre as caractarésicas de cada tipo de sistema econômico

- Assistir ao documentário Ilha das Flores e promover um debate sobre o consumismo motivado pelo capitalismo e o desperdício. Além das possíveis interfases com as relações de produção do capital.



2- Passo:

- Assistir ao filme Adeus, Lenin. Estabelecer um quadro comparativo entre os dois sistemas a partir da temática e conteúdos expostos pelo filme.



3- Passo:

- Construir um texto identificando as transformações pelas quais nossa sociedade (brasileira) passou até chegar ao capitalismo que vivencia nos dias atuais. Qual a relação de trabalho, desenvolvimento das atividades econômicas, características do consumismo e economia do país.



Dialogando...

1. “Alguma coisa está fora da ordem. Fora da Nova ordem mundial” (Caetano Veloso). O poeta definiu um momento histórico muito importante. Comente sobre a situação entre os países, definindo que Ordem Mundial era essa.



2. Como se desenvolveu os conceitos de Primeiro Mundo, Segundo Mundo, e Terceiro Mundo?



3. O que caracterizou o período de Bipolaridade no Mundo?



4. Tendo o contexto em que o mundo estava dividido em: países capitalistas e socialistas, podemos afirmar sobre o sistema capitalista:

A) É um sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média.

B) O povo controla os meios de produção, o capital, a circulação de mercadorias

C) Os meios de produção são as terras para a agricultura

D) O capital não tem importância nesse sistema



De acordo com o conteúdo estudado, observe a charge abaixo e responda as questões a seguir: (retaliar = revidar, devolver)





a) De que momento da Geopolítica Mundial esta imagem está tratando?





b) Faça uma descrição do cenário Político no Mundo durante esse período retratado na Charge.





AVALIAÇÃO:

- Os alunos serão avaliados na participação dos debates focados nos vídeos exibidos , também através da pesquisa e na efetiva realização das atividades propostas em torno da temática, sendo o fechamento a construção de um texto.



CONCLUSÃO:

- A proposta dessa atividade é desenvolver no aluno a capacidade de refletir sobre o processo de construção do espaço geográfico através das atividades econômicas e da organização social ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário