Clique aqui e encontre um Template com a sua cara - Templates for Blogger»

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O uso do vídeo na sala de aula

Sabemos que o recurso midiático do vídeo é um atributo extremamente interessante ao dia-a-dia numa sala de aula, porém muitas vezes não sabemos como utilizá-lo adequadamente. Inserir um vídeo num planejamento requer todos os cuidados de qualquer outro recurso pedagógico. O movimento, a utilização de imagens os temas referentes a realidade que nos cerca permitem o acesso mais fácil ao educando.
Muitas vezes o vídeo é utilizado de maneira equivocada, tornando-se um recurso que simplesmente tem a função de ocupar o tempo de aula. Algumas metodologias são necessárias para a adoção dos vídeos em aula, tais como: o conteúdo abordado, tendo relação com o conteúdo trabalhado na disciplina que o exibe, a interferância mediadora do professor nos momentos de maior importância para que os educandos percebam e identifiquem os pontos de interesse para a aula, se necessário reprisar cenas para que sejam assimiladas melhor. Não podemos esquecer de que é imprescindível a avaliação do que foi trabalhado.
Alguns pontos devem ser colocados, para que tenhamos cuidado na utilização desse tipo de recurso, pois ele é eivado de conteúdo político, formador de opinião, representante muitas vezes, de um determinado momento histórico e por isso deve ser esclarecido neste ponto.

Um comentário:

  1. É certo que o uso do novas mídias oferece uma nova perspectiva na relação ensino/aprendizagem, uma vez que desperta o interesse dos alunos e estimula o professor a renovar a sua prática integrando diferentes linguagens nas aulas. No entanto faz-se necessária uma reflexão sobre como estas linguagens estão sendo trabalhadas.
    Dilce

    ResponderExcluir