Universidade Federal da Bahia
FACED- Faculdade de Educação
Especialização em Tecnologias e Novas Educações
Módulo 1 – A dimensão estruturante das tecnologias
Professores: Adriane Halmman e Nelson Pretto
Aluna: Samanta Tatiane da Silva Brito
RESENHA
Samanta Tatiane da Silva Brito*
TAPSCOTT, Don. Geração digital – a crescente e irreversível ascensão da Geração Net. (tradução de Ruth Grabriela Bahr). São Paulo: Makron Books, 1999.
O livro resenhado titulado Geração Digital – a crescente e irreversível ascensão da geração Net, tem como proposta analisar a inserção da informática na realidade mundial e os impactos que isso provoca nos sistemas e nos indivíduos. Esta obra está dividida em três partes, que se conectam entre si, para desenvolver a opinião do autor sobre essa geração permeada pela tecnologia, nesse caso a internet. Don Tapscott é autor de diversos livros dirigidos à sociologia considerados de grande importância em análises sobre o assunto abordado. Para desenvolver seus conceitos e estudos ele participa de instituições voltadas à pesquisa do tema de interesse.
Pautado nas relações que a internet e seu crescimento refletem sobre o indivíduo, desde seu primeiro contato além de seu desenvolvimento em meio a este cenário de interatividade. Uma leitura fácil, fluida, bastante agradável, já que se trata de um tema cotidiano, que está voltado às nossas experiências pessoais ou próximas.
Através dos capítulos o autor, traça o cenário de sua análise, partindo do ponto em que reflete sobre as gerações do homem, passado e presente e a interferência do digital, para num segundo momento pensar acerca das transformações que se estabelecem nas crianças que pertencem a chamada pelo mesmo de Geração Digital. E por fim no último capítulo faz inferências sobre a educação em meio a este processo do digital e nas formas como se estabelece o aprendizado, buscando com comparativos de modelos.
Iniciando o capítulo 1 do livro, Tapscott analisa a geração de crianças nascidas em meio à cibercultura e as novas tecnologias, ao mesmo passo em que relata as condições que antecediam este processo e fizeram parte do cotidiano dos antecessores destas crianças. Essa revisão é breve, pois o foco está na Geração Digital, esta geração de crianças segundo eles emergiu principalmente nos Estados Unidos entre as décadas de 80 e 90 e teve como elemento diferencial o uso de novas tecnologias como o computador, celular etc., com isso nasceram com habilidades próprias para lidar com essas tecnologias, e apresentam enorme facilidade na interação com as mesmas, pois estão cotidianamente rodeadas pelos equipamentos. Enquanto que os pais destas crianças aprendem a manusear e interagir com estes equipamentos, demonstrando menos habilidades, e mais dificuldades em conhecer as interfaces possíveis (boomers, assim chamados). A todo o momento pra falar dessa nova geração de crianças Tapscott faz esse paralelo entre os pais e suas dificuldades. No bojo dos estudos o autor demonstra também o incômodo sofrido pelos pais ao perceber os impactos da tecnologia na educação, independência e inteligência dos seus filhos.
Na segunda parte do livro Tapscott faz uma sistematização de uma série de entrevista realizadas por meio de fórum na internet de onde extrai informações pertinentes aos seus estudos com relação às características desenvolvidas nesta nova geração chamada de N-Gen, como: independência, sociabilidade, inovação, imediatismo, sensibilidade, abertura emocional e intelectual, o senso de investigação. Todas estas características permitem a configuração de uma cultura, um novo pensamento onde estes aspectos são preponderantes e esta nova geração de crianças possui uma nova forma de processar informações e produzir conhecimento, muito diferente das gerações anteriores, como a de seus pais.
A terceira parte do livro revela a interpretação do autor com relação às novas formas de aprendizado dessa geração N-Gen, onde a investigação por meio da internet e do uso de equipamentos tecnológicos é a base da forma de pesquisar e assimilar o conhecimento, superando a idéia de transmissão anteriormente utilizada pela educação. A independência e o senso de investigação facilitam essa forma de aprendizagem. A linearidade é superada pela postura de busca e de debate, onde as informações são pesquisadas, suas fontes revolvidas e questionadas até a assimilação, assim muda todo o processo de aprendizagem, já que a interação ganha destaque, pois é interagindo com a internet, os chats, as mídias, os programas que o conhecimento vai se processando. Essa é uma das principais marcas dessa geração N-Gen. Para além dos aspectos dessa geração o autor também faz reflexões acerca das transformações no Mundo provenientes desses novos personagens, pensando de que maneira eles criarão as bases da sociedade? Como? O que farão? Qual será o resultado dessas novas relações, com esses seres autônomos, inteligentes, dinâmicos e pesquisadores. Conseguirão ser líderes? Bom, a leitura do livro Geração Digital – a crescente e irreversível ascensão da geração net, serve como ponto de partida para quem se destina ao estudo das transformações sociais em decorrência das tecnologias. A dinâmica dos processos que se estabelecem, entre os atores sociais, assim como o crescimento e avanço constante das tecnologias, são fonte para inúmeros estudos que são possíveis a partir das análises projetadas de Don Tapscott nesta obra. Uma ótima leitura para despertar o olhar e as reflexões sobre as tecnologias e a sociedade.
* Graduada em Geografia (UEFS); Especialista em Docência do Ensino Superior (ABEC); Professora da Rede Municipal de Salvador, Bahia; Estudante de Especialização em Tecnologias e Novas Educações (FACED-UFBA).
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